Ir para conteúdo

Foto

Canon 50D com calibração estranha?

• Por favor, faça o login para responder
14 respostas neste tópico

#1 zapico

zapico
  • Estagiário
  • 29 posts
    • :
  • Gênero:Masculino

Postado 21/01/2009 - 09:49

Opa galera!

Ia postar amanhã! Mas não me agüentei e cá estou!

Seguinte: Minha 50D, :specool: veio com uma amiga de NY semana passada, à testei num evento sábado..e quase gelei na hora das fotos...Que White Balance louco!!
Bom, digo louco em comparação com minha 30D que estava em meu pescoço tb (por insegurançå no equipo novo, claro!)

Tirando o LCD, simplesmente fantástico, não conseguia entender os tons que estavam aparecendo nas fotos..tava usando 50D + 17-40 + EXII..
Pra tentar resolver o problema, setei o Balance pra "Flash"...e comecei a perceber as fotos suuuuper-saturadas...outra ajustadinha, agora no Image Settings -> User Def. pra -2 pts de saturação..e aí sim..se aproximava da 30D véia de Guerra...

Tratei as fotinhos do LR e beleza...aparentemente sussa...
Daí hoje, comentando com um amigo meu, tb fotógrafo..o And Nascimento...resolvi tirar a prova dos "9"..

Botei na mesa de still a primeira coisa que me veio a mente e buum..bati as fotos mais ou menos na mesma posição, com as duas câmeras e a mesma lente 17-40, com Standard Def. e AWB... Não reparem no sensor sujinho da 30D...e as fotos só estão com resize e mais nada..

50D, 100, F9, ISO 100 - Dist Foc. 40mm

Imagem Postada

30D, 100, F9, ISO 100 - Dist Foc. 40mm

Imagem Postada

E aí?! Alguma luz?! Aliás..alguém tem alguma explicação pra isso?! E claro, desculpem-me se estiver sendo muito ignorante!!
Não tive 40D, mas uma vez testei a de um colega que "fazia fotos" avermelhadinhas tb...

Valeu pessoal!

#2 cbsilveira

cbsilveira

cbsilveira

• Fundador
  • 1.029 posts
    • Tempo Online: 11h 18m 54s

Postado 21/01/2009 - 10:14

Tomara que não seja + 1 Bug da 50D.

Achei isso na internet, não custa tentar. Testei na 40D e gostei do resultado.

Balanço do Branco WB - Canon Parte I

Balanço do Branco (WB)

Sabemos que uma câmera fotográfica não possui conhecimento do que é um branco, temos que indicar a ela o tom certo de branco para ela regular todas as cores, com isso evitamos distorções de cores grotescas que vemos em muitos trabalhos pelo cenário fotográfico, chamamos a este processo de BALANÇO DE BRANCO ou mais conhecido também como “BATER o BRANCO”.

Muitos fotógrafos ainda usam o balanço de branco no Automático, o que é um erro gravíssimo, pois a fidelidade das cores fica comprometida. Outros tentam seguir o manual da câmera, porém este assunto também está superficialmente abordado.

Nesta matéria vai uma dica de como usufruir ao máximo de um ótimo balanço de branco de sua câmera, esses passos eu aprendi com um grande amigo meu, Augusto Pistorello, e olha que ele trabalha num laboratório fotográfico, mas seu conhecimento em cores é fantástico. Essa explicação que segue abaixo foi realizada com equipamento Canon, porém amigos meus que utilizam outras marcas me confirmaram que segue o mesmo padrão. Vamos aos passos:

1º Passo - Consiga uma folha, de preferência, branca e 100% de algodão. Essa folha iremos fotografá-la, mas para tal poderemos fazer de duas maneiras, sendo uma delas fotografada entre os horários de onze e meia da manhã e uma hora da tarde na sombra, outra maneira é utilizando um flash externo como, por exemplo, um Canon 580EX II, ambos dão um ótimo resultado, porém recomendo a última maneira.

Para fotografar na sombra você deve regular o balanço de branco da câmera no Automático, isso mesmo, iremos usar a regulagem no Automático para fazer este balanço de branco, depois de feito isso, foque a folha branca, regule a abertura e velocidade de sua câmera para obter o melhor resultado possível.

Balanço do Branco WB - Canon Parte II

Para fotografar com o Flash externo da câmera você deve regular o balanço de branco no Flash, foque a folha branca, dê uma distância de pelo menos um metro da folha, não se esqueça de regular seu flash para ETTL, não que não possa utilizar no Manual, mas com o ETTL o branco será mais fiel, lembre-se que um branco ESTOURADO não é a mesma coisa que um BRANCO certo para a câmera, quando estourar o BRANCO a câmera não Irã aceitar na hora de personalizar o branco em sua câmera.

Este branco você pode manter sempre guardado em um de seus cartões, sempre precisar regular você pode usá-lo.

2º Passo – Personalize o branco de sua câmera com este branco que fotografamos.
Se você for trabalhar apenas com o flash externo da câmera a regulagem está pronta, mas se houver outras iluminações presentes no tema a se fotografado você deve seguir os passos abaixo.

Balanço do Branco WB - Canon Parte III

*** BRANCO NO ESTÚDIO

3º Passo – Se for realizar um trabalho em estúdio, onde utilizaremos uma ou mais

Tochas devemos tomar muito cuidado com a regulagem do branco, este branco que fizemos até agora não pode ser utilizado em estúdio, afinal ele registrou a temperatura e tonalidade de branco para apenas aquele Flash externo, em estúdio devemos regular da seguinte maneira: Personalize o branco de sua câmera com o Branco que registramos anteriormente, feito isso posicione o mesmo papel branco que utilizaste no 1º passo em seu estúdio, regule a velocidade e abertura de sua câmera, não esqueça a regulagem do ISO, clique e note que o papel deve ter ficado em um tom azulado (as vezes pode ficar amarelado), isso ocorre devido a temperatura do branco que você personalizou em sua câmera, como disse anteriormente, o branco regulado no 1º passo era apenas para o Flash externo em estúdio as Tochas possuem temperaturas diferentes, muitas vezes até mesmo uma da outra. Não se assuste com esse branco azulado (ou amarelado).

Balanço do Branco WB - Canon Parte IV

4º Passo – Personalize o Branco de sua câmera com este “Branco Azulado”.

5º Passo – Não saia fotografando em seu estúdio com este branco, as cores ainda não estão reguladas. Agora fotografe novamente a folha branca em seu estúdio, claro que mantendo a mesma regulagem que realizamos o 3º Passo.

Note que o tom de branco obtido está perfeito, ou pelo menos BOM. Agora fotografe pessoas ou produtos e note a fidelidade da cor. Pratique estes passos.

Balanço do Branco WB - Canon Parte V

*** BRANCO NO CASAMENTO

3º Passo – Normalmente em casamentos temos a presença do pessoal de vídeo e conseqüentemente a iluminação deles. Essa luz de vídeo é extremamente prejudicial ao nosso balanço de branco realizado no 2º Passo, pois temos a presença de outra temperatura e tonalidade de cor, normalmente um tom amarelado. Em muitos casamentos vejo fotógrafos usando a regulagem do branco no automático, e quando falo de fotógrafos falo de muitos que possuem nome na área profissional, acaba sendo lamentável, pois sabemos do processo posterior em Photoshop para acertar a cor. Para evitar isso é simples, basta saber regular o BRANCO, vamos a ele: Com a câmera regulada no branco personalizado do 2º Passo fotografe a mesma folha, sendo que esta deve estar sendo iluminada pela iluminação do pessoal de vídeo, normalmente o altar é um ótimo lugar. Note que o branco capturado pode estar azulado ou as vezes amarelado, não se assuste.

4º Passo – Personalize o Branco de sua câmera com o branco capturado no 3º Passo.

5º Passo – Fotografe novamente a mesma folha no mesmo lugar que fora fotografada no 3º Passo, após feito isso personalize o branco de sua câmera com este branco, fotografe pessoas que estiverem próximas e veja o resultado, será bem diferente que o AUTOMÁTICO.

Balanço do Branco WB - Canon Parte VI

Sei que num evento como o casamento a correria é grande e muitos fotógrafos usam a desculpa de não ter tempo para personalizar o branco, mas algumas câmeras possuem regulagens que podem ser memorizadas e nestas podem constar o balanço de branco, para saber usar estas regulagens basta ler o manual de sua câmera.

Normalmente o branco obtido em estúdio ou no casamento acaba sendo um tom de cinza, lembrando o velho cartão da Kodak 18%, quem lembra?

Lembre-se que existem outras maneiras de se “BATER O BRANCO”, esta é apenas uma dica.

Se vc souber de outros modos, ou alguma dúvida, crítica construtiva, posta ai....

FONTE: Alex Zattera Milesi

#3 Flavio

Flavio
  • Membro
  • 258 posts
    • Tempo Online: 1h 14m 26s

Postado 21/01/2009 - 10:32

Achei a foto da 50D mais saturada.

abraço

#4 zapico

zapico
  • Estagiário
  • 29 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 07:54

Valeu pela ajuda cbsilveira!..Tinha feito o balanço manual e talz...funcionado direitinho..mas hora raios...não devia ser assim...o automático de uma `antiguinha` ganhando da `novinha`?!

Flavio, é isso msm, em estúdio, as imagens da 50D realmente ficam mais saturadas. :)

#5 Sganzerla

Sganzerla
  • Membro
  • 1.188 posts
    • Tempo Online: 14d 22h 6m 29s

Postado 22/01/2009 - 08:16

Não sei como ajudar, talvez recomendando dar uma fuçada nos ajustes de contraste, saturação, etc... do menu da câmera.
Me parece muito estranha essa cor das altas, meio magenta, mas você usou AWB também, né? Tem mais fotos com o WB em Daylight?

#6 Guto

Guto
  • Membro
  • 166 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 09:44

Zapico, essa diferença é normal. Cada câmera tem um jeito de "reagir" com o WB e saturação, e da mesma forma cada câmera tem um desvio. Com o tempo e prática você aprende a diferença das duas e consegue manter um padrão mais homogêneo.

#7 Rombauer

Rombauer
  • Membro
  • 220 posts
    • Tempo Online: 1d 20h 42m 39s

Postado 22/01/2009 - 10:51

Mesmo convertendo no DPP (Digital Photo Professional) tá aparecendo esse desvio?

Faz em modo neutral e converte no default do DPP pra ver.

O ACR não é calibrado no default para a canon, sempre puxa color cast, mais em alguns modelos, menos em outros.

#8 zapico

zapico
  • Estagiário
  • 29 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 11:27

Zapico, essa diferença é normal. Cada câmera tem um jeito de "reagir" com o WB e saturação, e da mesma forma cada câmera tem um desvio. Com o tempo e prática você aprende a diferença das duas e consegue manter um padrão mais homogêneo.

Opa Guto! Então cara...obrigado pela resposta!..Quanto a manter padrão mais homogêno eu consegui sim! ...Criei um Setting com -2 de saturação na 50D e aí sim, ficaram iguais! =]
é que fiquei com medo de ser algum bugzinho dela sabe?!

Brigadão de novo! :)

#9 zapico

zapico
  • Estagiário
  • 29 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 11:28

Mesmo convertendo no DPP (Digital Photo Professional) tá aparecendo esse desvio?

Faz em modo neutral e converte no default do DPP pra ver.

O ACR não é calibrado no default para a canon, sempre puxa color cast, mais em alguns modelos, menos em outros.

Cláudioo!..Tem como traduzir um pouquinho?
ó, esse DPP que vc diz é o programinha que vem naquele solution disk dela né?! Se for, ainda nem instalei! http://forumdemo.esq...tyle_emoticons/default/thumbsdownsmileyanim.gif
Mas o farei!! E pra converter, seria fotografar só em RAW mesmo e dar um convert nele né?!

Agora, esse não entendi mesmo, desculpa a ignorância mestre, mas o que é ACR?! http://forumdemo.esq...tyle_emoticons/default/axesmiley.png

Valeu!

#10 Sganzerla

Sganzerla
  • Membro
  • 1.188 posts
    • Tempo Online: 14d 22h 6m 29s

Postado 22/01/2009 - 12:40

Zapico, joga esse RAW no Rapidshare e deixa a gente baixar ele pra ver o que está acontecendo.

#11 Rombauer

Rombauer
  • Membro
  • 220 posts
    • Tempo Online: 1d 20h 42m 39s

Postado 22/01/2009 - 01:08

Cláudioo!..Tem como traduzir um pouquinho?
ó, esse DPP que vc diz é o programinha que vem naquele solution disk dela né?! Se for, ainda nem instalei! http://forumdemo.esq...tyle_emoticons/default/thumbsdownsmileyanim.gif
Mas o farei!! E pra converter, seria fotografar só em RAW mesmo e dar um convert nele né?!

Agora, esse não entendi mesmo, desculpa a ignorância mestre, mas o que é ACR?! http://forumdemo.esq...tyle_emoticons/default/axesmiley.png

Valeu!

zapico, isso mesmo, o dpp é o programa da canon que converte os arquivos raw com as configurações exatas de cor.
eu indico que vc use esse software sempre que quiser que a foto saia neutra, como a câmera fez, eu uso bastante e gosto dos resultados.

ACR é o Adobe Camera Raw.

#12 Nando

Nando
  • Membro
  • 314 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 02:01

Zapico, tá simples:

No PSE (picture style editor) você "tweeka" e simula o PicSt (picture style) do seu gosto e faz um upload para dentro da câmera, setando o mesmo internamente, pois será reconhecido pelo DPP na hora da conversão. Observe que funções como o HT (highlight tone) se estiverem setadas para ON poderão alterar o ganho de saturação nas sombras. Outra opção para igualar as duas seria usar um GTMB Color Chart e no Profile Maker fazer o ICC/ICM correspondente, incorporando no Proof do photoshop e na imagem, para depois fazer a conversão final para o icc de saída.

Se não der para igualar ou se você não gostar da imagem da 50, eu compro uma 30D para você e você me manda a 50D.... rs.... :)

#13 zapico

zapico
  • Estagiário
  • 29 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 02:15

Pow gente! Que amigos vocês! =] Valeu pelas dicas e tudo mais! =]

Cláudio, vou fazer isso pra ver qq dá! =]

Nando, já tenho a 30D, hahha se vc comprar a 50D pulo pra 5D ó! :) Mas brincadeiras a parte! Valeram demais as dicas!...mas tipo, eu já tô com as duas 'setadas' iguais! só queria saber se isso podia ser um problema da 50, ou era normal essa diferenciação! http://forumdemo.esq...tyle_emoticons/default/thumbsup.gif

#14 zapico

zapico
  • Estagiário
  • 29 posts
    • :

Postado 22/01/2009 - 02:16

Zapico, joga esse RAW no Rapidshare e deixa a gente baixar ele pra ver o que está acontecendo.

Jogo sim cara! assim q chegar no meu note! Subo ele pro meu FTP e posto o link aqui! http://forumdemo.esq...tyle_emoticons/default/thumbsup.gif

#15 PabloChristhian

PabloChristhian
  • Membro
  • 118 posts
    • Tempo Online: 1h 26m 39s

Postado 26/01/2009 - 01:31

Realmente a imagem da 50d está com mais magenta. Com a 40d tb sofro um pouco com a invasão de vermelho, mas nada complicado de tratar no lightroom.

PS: Não uso o esquema do bw personalizado pq nos eventos a luz muda muito, até em função dos diversos ambientes.

0 usuário(s) está(ão) lendo este tópico

0 membros, 0 visitantes, 0 membros anônimos